07 March 2010

Para o Plano de actividades da cidade da Senhora da Hora

O Bloco de Esquerda – Matosinhos apresentou as prioridades para o Plano de Actividades da Junta de Freguesia da Senhora da Hora para o corrente ano.

As propostas foram enviadas no passado mês de Fevereiro e enquadram-se ao abrigo do Estatuto de Oposição. O BE concelhio mostra-se empenhado no combate à “grave crise social” e, para isso, defende o levantamento da situação dos desempregados, idosos e outras situações de fragilidade social nesta freguesia. É ainda proposto um plano de emergência social para dar resposta às situações detectadas.

Mais participação na vida política

Porque “melhor e mais democracia” foi uma das bandeiras da candidatura do BE às eleições autárquicas, são apresentadas um conjunto de propostas que vão no sentido de estimular uma cidadania mais avançada na freguesia de Senhora da Hora. Assim, o Bloco de Esquerda propõe que se realizem debates e conferências sobre temáticas como a violência doméstica e de género ou a prevenção contra o sobreendividamento.

Para o Bloco de Esquerda o primeiro passo para a criação do orçamento participativo – medida, de resto, defendida pelo partido a nível nacional – passa pela instituição do orçamento consultivo.

Finalmente, é proposta a constituição de um grupo de trabalho, eleito pela Assembleia de Freguesia, para a implementação da Agenda 21 para a recém-criada cidade. Refira-se que esta foi uma das principais medidas saídas da Conferência do Rio de Janeiro de 1992, a qual afirma a importância da reflexão global e local sobre as soluções para os problemas sócio-ambientais. Segundo o documento, trata-se de uma responsabilidade acometida a Governos e estruturas políticas, empresas e ONG’s.

No comments:

Visitas

Contador de visitas