13 December 2009

À esquerda em 2010

O Bloco de Esquerda – Matosinhos respondeu ao convite dirigido pelas Juntas de Freguesia de Perafita e de Leça da Palmeira no sentido de dar o seu contributo para os Planos de Actividades para 2010.

Embora sem expressão suficiente nas urnas para ter representantes nestas Juntas de Freguesia, o Bloco de Esquerda – Matosinhos pretende fazer parte de todos os espaços de discussão pública e política concelhios. É o caso do Gabinete Consultivo da Autarquia (GCA) de Leça da Palmeira. Esta estrutura, coordenada por Alberto Gomes do CDS-PP, vai reunir-se a cada dois meses e tem sido publicamente definida como uma plataforma de discussão e conversação para a qual foram convidadas todas as forças políticas que se apresentaram a sufrágio nas eleições autárquicas. No decorrer da primeira reunião, no passado dia 4 de Dezembro, o novo executivo apresentou as suas prioridades: educação e acção social.

Na sequência da reunião, que contou com a participação da candidata à Junta de Freguesia pelo BE, Rita Ribeiro, o BE - Matosinhos enviou à Junta de Freguesia um conjunto de propostas no âmbito das referidas áreas, ressalvando, porém, que estas serão defendidas sem prejuízo de outras que possam, entretanto, vir a constituir-se como merecedoras da atenção desta força partidária. É o caso das medidas relacionadas com o combate ao desemprego.

Leça: prioridades

As propostas apresentadas surgem na sequência do “diagnóstico” traçado pelo Observatório Social de Matosinhos, no qual a freguesia de Leça da Palmeira aparece, no contexto do concelho, como uma das que apresenta mais carências ao nível de respostas sociais dirigidas quer a crianças quer a idosos. No âmbito da acção social, o BE – Matosinhos propõe, assim, a construção de creches com vista a promover o acesso ao ensino pré-escolar e apoiar os casais mais jovens; a criação de lares de idosos condignos e de um Programa de Apoio Domiciliário a Idosos que seja abrangente, bem como a construção de novas instalações para a Associação Amigos da Terceira Idade.

No que diz respeito à educação, o BE – Matosinhos defende a conclusão das obras relativas às escolas básicas da Praia e da Amorosa; a resolução da questão do Parque Infantil da Escola da Praia, optando-se, eventualmente, pela autonomização do mesmo, por forma a que fique aberto durante todo o ano; e a finalização das obras da EB 2/3. Outra das medidas defendidas é a criação de uma extensão da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, um espaço que deve ser multi-funcional, com mediateca e ludoteca, e proporcionar serviços como Internet gratuita.

Prioridades para Perafita

Também a convite da Junta de Freguesia de Perafita, e ao abrigo do Estatuto do Direito de Oposição, o Bloco de Esquerda - Matosinhos enviou um conjunto de medidas para o Plano de Actividades de 2010. Ao nível da Saúde, a força partidária lembra que foi prometida a criação de um Centro de Saúde de raiz para a Freguesia e que a solução encontrada não é de molde a poder ser considerada nem suficiente nem a desejável.

A nível ambiental, é merecedora de especial atenção por parte do BE a existência, na zona das Barrocas, de um depósito a céu aberto de produtos de granito. Além desta situação configurar uma reconhecida ilegalidade, vem a causar graves prejuízos ambientais aos moradores do bairro envolvente que se queixam do ruído provocado pela movimentação das pedras, bem como do facto de o pó de granito ser susceptível de prejudicar a saúde pública.
O BE – Matosinhos lembra ainda que é da competência da Junta de Freguesia fazer o levantamento dos imóveis degradados para posterior comunicação à Câmara Municipal. O Bloco de Esquerda insiste assim na elaboração de listagens dos imóveis devolutos e/ou degradados pois, num e noutro caso aquelas listagens deverão ter impacto nos valores de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a cobrar.

Também a inexistência de passeios para peões em inúmeras ruas de Perafita leva o BE a sugerir que a Freguesia assuma esta questão como prioritária na sua actividade no próximo ano.

2 comments:

JOSÉ MODESTO said...

Nota Máxima para a vossa inicitiva.
Nada está feito enquanto resta alguma coisa para fazer.

Saudações Marítimas
José Modesto

JOSÉ MODESTO said...

Aproveito esta oportunidade, para lhe desejar um Santo e Feliz Natal com todos aqueles ingredientes especiais:

SAÚDE-AMOR-PAZ

Saudações Marítimas
José Modesto

Visitas

Contador de visitas