25 November 2009

Núcleo de Matosinhos com novo Secretariado

O Núcleo Concelhio de Matosinhos do Bloco de Esquerda realizou, no passado dia 20 de Dezembro, eleições para o Secretariado, a que se apresentaram duas listas. Na sequência do processo eleitoral foram eleitos os seguintes activistas: Ernesto Magalhães; Fernando Queiroz; Ferreira dos Santos; Jorge de Sousa; e Rui Morgado.

Esta estrutura do Bloco de Esquerda foi, assim, renovada em cerca de 60%, o que se espera que seja traduzido numa revitalização e redinamização da actividade bloquista no nosso Concelho.

Nas reuniões que precederam esta eleição, foram debatidas propostas de trabalho decorrentes quer da análise feita à situação política concelhia quer da constatação da necessidade de integrar os novos activistas que têm vindo a aderir ao movimento.

IMI em debate

No que se refere ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), cuja taxação está em discussão em Matosinhos, o Bloco de Esquerda considera que a taxa de 0,4% sobre os prédios urbanos deve ser mantida. Todavia, como prevê a lei, também entende que deve ser elevada para o dobro no caso de prédios devolutos e que devem ser majoradas as taxas para prédios em estado de degradação como forma de incentivar os proprietários a promover a requalificação dos seus imóveis. A ideia é contribuir para a necessária requalificação urbana e para maior dinamismo do mercado de arrendamento.

No entanto, o Bloco de Esquerda tem consciência de que existe uma profunda crise económica que se traduz em níveis de desemprego muito elevados afectando muitos agregados familiares que são titulares de habitação própria permanente. Nos casos de comprovada impossibilidade de cumprir com as suas obrigações, a proposta do Bloco de esquerda – Matosinhos é que a Câmara Municipal encontre os adequados mecanismos que, a exemplo do que acontece com o apoio ao arrendamento, permita devolver parte do IMI arrecadado – entre outras eventuais ajudas – àqueles agregados em dificuldades.

O Secretariado Concelhio de Matosinhos do Bloco de Esquerda

No comments:

Visitas

Contador de visitas