30 September 2009

Agora as autárquicas…

As Eleições Legislativas de 2009 comprovaram que os portugueses estavam prontos para acabar com a maioria absoluta de José Sócrates, sem darem o poder à direita de Manuela Ferreira Leite.

O Bloco de Esquerda confirmou as perspectivas que tinha em relação a estas eleições. Aumentamos o número de deputados eleitos para o dobro, ficando agora com um grupo parlamentar de 16 deputados;, aumentou o numero de votantes para cerca de 560.000 e contribuiu decisivamente para arrebatar a maioria absoluta ao PS.

As atoardas lançadas pelos nossos adversários, quer sobre o Programa que apresentamos ao eleitorado, quer sobre intenções que nunca foram as nossas, não colheram junto dos eleitores.
Estes souberam distinguir entre o que eram as nossas propostas claras e responsáveis e aquilo que delas iam dizendo os comentadores encartados, a direita, os representantes do grande capital e mesmo alguns dirigentes do PS.

O que vai sair desta nova situação depende da capacidade de o PS estar interessado em tentar resolver os graves problemas dos portugueses ou continuar a dar cobertura aos interesses dos banqueiros .

O Bloco de Esquerda saberá estar no lado da barricada que sempre escolheu. Do lado da luta contra o desemprego e o trabalho precário, do lado da luta contra o código do trabalho, pelo aumento das pensões de reforma, pela reforma aos quarenta anos de trabalho com descontos, do lado dos pequenos comerciantes e industriais que têm tanta dificuldade no acesso ao crédito bancário

Em Matosinhos as votações obtidas pelo Bloco de Esquerda foram de modo a fazer do BE a terceira força politica mais votada no concelho, com 11,43% dos votos e a terceira força mais votada em 9 das 10 freguesias.

Temos plena consciência de que estes resultados não são automaticamente extrapoláveis para as autárquicas que se aproximam, mas estamos certos que os nossos concidadãos de Matosinhos saberão reconhecer o trabalho que temos vindo a desenvolver e as propostas que temos vindo a apresentar, nas Assembleias Municipal e de Freguesia, sem espalhafato, mas com consistência como é nosso timbre.

Somos uma força politica presente permanentemente em Matosinhos, os nossos candidatos são mulheres e homens que exercem as suas actividades profissionais ou habitam no concelho e que estão integrados na vida dos seus locais de residência.

As propostas que temos vindo a apresentar visam contribuir para melhorar a qualidade de vida dos Matosinhenses , pretendemos trazer uma perspectiva de futuro que dê a Matosinhos uma maior capacidade para atrair riqueza, mas igualmente condições de vida social, cultural e ambientalmente dignas.

Não nos movem projectos de poder pessoal nem visões populistas que empobrecem a vida democrática.


Os eleitos do Bloco empenhar-se-ão na criação de instrumentos e formas de participação activa dos munícipes na definição e execução das politicas publicas como é o caso do Orçamento Participativo, para possibilitar a decisão das populações sobre parte do investimento a realizar pelo município.


José Ferreira dos Santos

Empresário, Candidato à Assembleia Municipal de Matosinhos pelo Bloco de Esquerda

No comments:

Visitas

Contador de visitas